PILATES

Quais os benefícios que o Pilates promove?

O método Pilates basea-se em seis princípios básicos: concentração, controle, precisão, centro, respiração e fluidez.

Contudo, os beneficios sao diversos e estão entre eles:
  • Melhora da respiração;
  • Melhora da postura;
  • Melhora da flexibilidade;
  • Melhora da mobilidade articular;
  • Melhora da marcha;
  • Aumento de tônus musculares;
  • Alívios de tensões musculares.

Com que frequência posso praticar o Pilates?

Cada aula dura entre 50 a 60 minutos. Pode ser realizada 1x por semana, mas o ideal é entre 2x a 3x por semana ou até mais, pois a evolução pode ser vista mais rapidamente.

Indicação e contra indicação para o Pilates

O Pilates pode ser praticado por qualquer idade, tanto que é indicado para problemas articulares como para lesões musculares, pois os movimentos são feitos no ritmo do aluno e com progressão proporcional ao desempenho do mesmo.

Não há muita contraindicação, somente para casos de lesões agudas no sistema musculoesquelético que, após essa fase, poderá inicar o Pilates.

Algumas modalidades do pilates

Pilates Solo

É caracterizado pela utilização no peso corporal e de diversos acessório que oferecem uma maior variedade de desafia ao método. Exige do aluno um controle corporal para executar os movimentos com precisão. O Pilates solo tem sua vantagem de poder ser praticada em qualquer lugar e é muito utilizada nos Studios de Pilates, pois intercala com os aparelhos. E também pode ser praticado tanto por iniciantes quanto os mais avançados.

Pilates para Idosos

É um excelente exercícios físico, pois trabalha-se o equilíbrio, a coordenação e força de maneira leve, sem muito esforço, sem muito impacto e com poucas repetições. No entanto, ajuda a reduzir as quedas e as dores, levanta a autoestima e a confiança com efeito de trazer, novamente, uma boa qualidade de vida.

Pilates No Aparelho

A estrutura básica dos aparelhos de Pilates é composta por molas de diferentes intensidades que podem ser usadas de duas maneiras: facilitando o movimento ou dificultando o movimento através da resistência da mola. As escolhas da mola dependerá do objetivo do aluno.

Pilates Na Gravidez

A gravidez é um período que há mudança no corpo e na mente da mulher. Tende a sentir mais dor e desconforto que a prejudicam no seu dia a dia. O Pilates durante a gestação é muito indicado porque garante a saúde, equilíbrio e o conforto para a mesma. Logo, ajuda a se readaptar as novas formas, com isso, trabalha-se:

  • Fortalecimento do assoalho pélvico;
  • Fortalecimento dos músculos abdominais;
  • Melhora o controle respiratório e urinário;
  • Diminui o risco de diabetes gestacional;
  • Alívio das dores;
  • Melhora da circulação sanguínea e linfática;
  • Melhora da postura e resistência física;
  • Redução de estresse e ansiedade, melhorando a qualidade do sono;

Por mais que seja um grande aliado na gravidez, existem algumas contra indicações:

  • Disfunção pulmonar restritiva
  • Disfunção placentária;
  • Sangramento persistente;
  • Ruptura da membrana, caracterizada pelo trabalho de parto prematuro;
  • Pré-eclâmpsia
  • Placenta previa/baixa com 26 semanas de gestação
  • Pilates para Crianças

    Pode ser uma boa prática de exercícios para as crianças porque favorece uma boa postura, flexibilidade e fortalecimento muscular contendo o aparecimento do desalinhamento postural (escoliose, hipercifose, hiperlordose…)

    Venha conhecer nosso espaço que possui luz natural, jardins para se sentir perto da natureza, conforto e ambiente agradável para você se sentir bem e acolhido.

    Nesse espaço, sente-se a calma e a tranquilidade.

    Dê uma chance a você!

    Cuide-se! Comece hoje a mudança dentro de você.

    Para quem não me conhece, me chamo Rosangela Monteiro. Sou fisioterapeuta e instrutora de Pilates.

    Ficarei feliz em vê-la(o) por aqui. Será um prazer mostrar o meu trabalho e melhorar a sua qualidade de vida.