• 21 99732-5654
  • contato@rosangelamonteiro.com.br

PILATES

A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO CORPORAL DURANTE O PILATES

O método Pilates, cada vez mais vem alcançando espaço e aceitação, principalmente por causa dos benefícios vivenciados pelos que aderem a essa prática. É importante falar a respeito de alguns aspectos que devem ser rigorosamente levados em consideração.

O nosso corpo é formado biomecanicamente para funcionar de maneira harmoniosa, em relação aos planos e eixos de movimentos, no entanto, o funcionamento do conjunto de cadeias musculares de cada indivíduo varia de acordo com a altura, condicionamento físico, constituição corporal, presença ou não de encurtamento muscular, presença ou não de hipermobilidade, idade, sexo, profissão, entre outros fatores.

Dessa forma, durante o contínuo processo de crescimento e amadurecimento para avanço nos graus de dificuldade e variações dos exercícios, é válido salientar a importância de conhecer o próprio corpo ao executá-los, pois, por mais correto que seja o direcionamento do profissional, a sensação corporal é muito individual, e vai variar de acordo aos aspectos acima citados. Em um exercício com objetivo de alongar a cadeia muscular posterior, por exemplo, dependendo do aluno e da orientação, ele pode ou não conseguir alcançar esse objetivo. Às vezes se faz necessárias mudanças na amplitude de movimento, padrão respiratório, decúbito, utilização de acessórios, na utilização das molas escolhidas inicialmente e distância dos membros.

Podemos denominar como feedback a ferramenta de percepção corporal durante as aulas de Pilates, que basicamente demonstra uma opinião ou crítica, visualizada de forma construtiva para crescimento profissional e do aluno.  Junto com o aluno que passa a praticar as aulas do Pilates, vem também à vontade de evoluir praticando o método, entretanto, além de perceber seu próprio desempenho, ele precisa receber retornos do profissional que o acompanha, no intuito de saber direcioná-lo da melhor forma.

COPYRIGHT © 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ROSANGELA MONTEIRO